Plano de Internacionalização de Marca

1. Quais cuidados o empresário deve ter antes de iniciar uma operação em outro País?

Uma empresa que pretende atuar nos mercados internacionais necessita desenvolver um Planejamento Estratégico Internacional, que lhe assegure que suas capacidades sejam compatíveis com o ambiente competitivo desse novo mercado onde pretende atuar.

É importante definir o perfil dos mercados de destino, o seu tamanho e estado de maturidade bem como identificar que produtos e serviços neles poderão ter maior receptividade e nos quais a empresa possua vantagens competitivas, seja em termos de conhecimento de tecnologia, seja experiência no uso de matérias primas, seja rapidez de tempo de entrega.

Neste particular a figura do plano estratégico para internacionalização assume uma posição relevante. A estratégia deve assegurar que as capacidades da empresa sejam compatíveis com o ambiente competitivo de um determinado mercado internacional.

E pensar estrategicamente com a cultura de outro país pode ser um trabalho delicado se não há uma aproximação com esses mercados. Ouvir a experiência de quem já passou por todo esse processo, trocar informações e lições, identificar etapas que podem ser melhoradas ao longo do processo de internacionalização é função do empresário que encabeça o projeto – ele deve se manter antenado, refrigerado e muito bem informado.

2. Que tipo de problema pode ocorrer num processo de internacionalização?

R:. Uma definição ineficaz da estratégia (área geográfica, indústria e segmentos onde se pretende atuar) e/ou uma tática ineficiente (recursos humanos, promoção, sistemas de informação de gestão, logística de vendas necessários à operacionalidade da estratégia) podem vir a provocar danos irreparáveis nos processos de internacionalização e nos investimentos realizados, em particular se os mesmos ainda não estiverem consolidados no mercado doméstico e não possuírem sistema de gestão e processos bem implementados e de eficácia comprovada.

Torna-se necessário realizar um trabalho prévio árduo na tentativa de eliminar os riscos associados a esta fase de crescimento da empresa evitando que a excitação de internacionalizar um negócio se transforme num pesadelo.

Em resumo o empresário deve ter em mente que qualquer que seja a estratégia escolhida a expansão bem sucedida só acontece quando o empreendedor consegue oferecer aos seus clientes aquilo que eles precisam, no momento em que precisam. Sendo este o componente mais importante de qualquer estratégia de internacionalização.

3.  E como se preparar para a internacionalização?

Ter em vista que é necessário entender rapidamente o potencial de mercado e o conhecimento da concorrência de modo a selecionar o nicho geográfico mais atrativo. Uma vez que a experiência não se herda nem se doa em testamento, torna-se importante que o empreendedor tenha possibilidade de ter acesso ao que pode ser oferecido nesses mercados em termos de suporte à rede, pois isso lhe permite uma compreensão da dimensão do mercado, taxa de crescimento, principais grupos de consumidores e barreiras à entrada.

 

4.  E como entrar de uma forma mais fácil nesses mercados, existe alguma dica?

A penetração no mercado deve ser feita através do conhecimento detalhado do mercado selecionado, para tornar mais fácil a validação da oportunidade de negócio identificada fruto do acesso aos clientes, parceiros e canais de distribuição principais do mercado alvo. Os facilitadores de negócios locais, com histórico comprovado trabalham com a equipe do empreendedor tendo em vista conhecerem as pessoas certas, tomar as decisões certas e implementá-las na maneira mais correta para esse mercado. Uma estratégia bem planejada focar-se-á nos recursos e energias da empresa, permitindo uma entrada no mercado internacional com maior probabilidade de sucesso.

5.  Caso o empresário não tenha o capital necessário, a quem ele pode recorrer?

Para financiar o processo de internacionalização o empreendedor precisa obter uma estrutura de capital que lhe permita não só financiar o seu plano de expansão internacional, mas também manter tudo em perfeito funcionamento. É nesse ponto que o GRUPO GMC FRANCHISING ajuda o empreendedor no aporte de capital necessário com seus parceiros de negócio para viabilizar a operação, apoiando o empreendedor na angariação de capital, de forma a obter os recursos necessários ao suporte da sua estratégia de internacionalização.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *